Dons

A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” ”

sexta-feira, 8 de julho de 2011

apostila de curiosidades


Curiosidade : A Bíblia

A Bíblia

* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é II João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16

A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.

As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária!

Curiosidade : A dor da Crucifixão

Médico francês reconstitui a agonia de Jesus.

Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.

Posso, portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.

Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico.

O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus.

Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura.

Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.

Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).

Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado.

Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário.

Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheia de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas.

Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso.

Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz.

Quem já tirou uma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva: ao levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas.

Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer.

Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos.

Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas.

Com uma broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apóiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. O nervo mediano foi lesado.

Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas.

O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam-se à estaca vertical.

Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera.

A ponta cortante da grande coroa de espinhos penetram o crânio.

A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés.

Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede.
Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Os músculos dos braços se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se
torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico.

Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais se esvaziar. A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita.

Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem.

A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial.

Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá levar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas.

Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Jesus grita: "Tudo está consumado!". Em seguida num grande brado diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". E morre. Em meu lugar e no seu.

Autoria atribuída a Dr. Barbet, médico francês.

Curiosidade : Alimentação do povo de Deus

As sete fases da alimentação do povo de Deus através dos séculos!

1º Faze
1-Qual foi à alimentação dada por Deus à humanidade?
Gênesis 1:29, 30.
V 29- E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
V 30 - E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Deus deu a nossos primeiros pais o alimento que designara a raça comesse. Era contrário a Seu plano que qualquer criatura tivesse a sua vida tomada. Não devia haver morte no Éden. O fruto das árvores do jardim era o alimento que as necessidades do homem requeriam.
Spiritual Gifts, vol. 4, pág. 120. (CRA 81)

Gênesis 2:9.
V 9 - E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Gênesis 5:3
V 3 - E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

(Essa fase ocorreu dentro do jardim do édem, em um período de menos de 130 anos).

2º Fase
2- Após o pecado, Deus acresceu alguns alimentos a dieta humana. Permitiu Deus o consumo de carne?

Gênesis 3:18
V 18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a "erva do campo". (CRA 81).

(Essa fase ocorreu fora do jardim do édem, e durou até o dilúvio).
3º Fase (Permissão temporária para uso da carne após o dilúvio, com restrições).

3- Por que Deus permitiu que o homem comesse carne após o dilúvio?

Gênesis 9:2-4
V 2- E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
V 3- Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
V 4- A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
O regime indicado ao homem no princípio, não compreendia alimento animal. Não foi senão depois do dilúvio, quando tudo quanto era verde na Terra havia sido destruído, que o homem recebeu permissão para comer carne. (CRA 374).
E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos. Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 121 e 122. (CRA 374).
4- Quais foram às restrições impostas por Deus, ao autorizar o consumo de carne nesta fase?
Levítico 19:26 (Sangue)
V 26-Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis.
Deuteronômio 12:16
V 16 - Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.
Levítico 17:10, 12-14.
V 10-E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
V 12- Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
V 13 - Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;
V 14- Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
Levítico 3:17 (gordura)
V 17- Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.
Levítico 7:22-27
V 22- Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
V 23- Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis;
V 24- Porém pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis;
V 25- Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao SENHOR oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo.
V 26- E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado.
V 27- Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
(O animal deveria ser pendurado pelas patas e degolado, para que o sangue escorresse para a terra).
5- Com base nesses textos. Podemos afirmar que comer carne com sangue é pecado?
1Samuel 14:31-34
V 31- Feriram, porém, aquele dia aos filisteus, desde Micmás até Aijalom, e o povo desfaleceu em extremo.
V 32- Então o povo se lançou ao despojo, e tomaram ovelhas, e vacas, e bezerros, e os degolaram no chão; e o povo os comeu com sangue.
V 33- E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que o povo peca contra o SENHOR, comendo com sangue. E disse: Aleivosamente procedestes; trazei-me aqui já uma grande pedra.
V 34 - Disse mais Saul: Dispersai-vos entre o povo, e dizei-lhes: Trazei-me cada um o seu boi, e cada um a sua ovelha, e degolai-os aqui, e comei, e não pequeis contra o SENHOR, comendo com sangue. Então todo o povo trouxe de noite, cada um pela sua mão, o seu boi, e os degolaram ali.
6- Atualmente da maneira que o gado é abatido, é permitido que seu sangue escorra?
Atos 15:28,29 (carne sufocada)
V 28- Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
V 29- Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais fazeis bem se vos guardardes. Bem vos vá.
(O peixe é exemplo de carne que é sufocada e seu sangue não é derramado).
Eclesiastes 9:12
V 12-Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna...
(Essa fase começou no dilúvio, e se estende até a saída do povo de Israel de Egito).
4º Fase
7- Qual foi o alimento dado por Deus ao seu povo quando o tirou do Egito?
Êxodo 16:4
V 4- Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Êxodo 16:31
V 31- A casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era como semente de coentro; era branco, e tinha o sabor de bolos de mel.
8- Por que não lhes deu carne para comer?
(CRA pág. 375)
Em geral, o Senhor não proveu carne a Seu povo no deserto, porque sabia que esse regime suscitaria doença e insubordinação. A fim de modificar a disposição e levar as mais altas faculdades do espírito a exercício ativo, deles tirou a carne de animais mortos. Deu-lhes o pão dos anjos, maná do céu. Manuscrito 38, 1898.

9- Entretanto, por quê Deus mandou codornas ao povo?
Números 11:1-6 (murmuração dos Israelitas)
V 1- Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor o ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial.
V 2- Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.
V 3- Pelo que se chamou aquele lugar Tabera, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.
V 4- Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel também tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
V 5- Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos.
V 6- Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
(O descontentamento continuou)
Foi unicamente devido a seu descontentamento e murmuração em torno das panelas de carne do Egito, que lhes foi concedido alimento cárneo, e isto apenas por pouco tempo. Seu uso trouxe doença e morte a milhares. Todavia a restrição a um regime sem carne não foi nunca aceita de coração. Continuou a ser causa de descontentamento e murmuração, franca ou secreta, e não ficou permanente. (CRA pág. 375).
(Deus manda codornizes Note o que ocorreu ao povo que comeu essa carne).
Números 11:18, 31-34.
V 18- E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois bem nos ia no Egito. Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis.
v 31- Soprou, então, um vento da parte do Senhor e, do lado do mar, trouxe codornizes que deixou cair junto ao arraial quase caminho de um dia de um e de outro lado, à roda do arraial, a cerca de dois côvados da terra.
V 32 - Então o povo, levantando-se, colheu as codornizes por todo aquele dia e toda aquela noite, e por todo o dia seguinte; o que colheu menos colheu dez hômeres. E as estenderam para si ao redor do arraial.
V 33- Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor ao povo com uma praga, mui grande.
V 34- Pelo que se chamou aquele lugar Quibrote-Hataavá, porquanto ali enterraram o povo que tivera o desejo.
(Essa fase durou 40 anos).

5º Fase (separação entre animais limpos e imundos).
Levítico 11
V 1- Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
V 2- Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
V 3- dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer....
10- Por que Deus deu esta lei?
Atos 7:39
V 39- ao qual os nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seus corações voltaram ao Egito,
Oséias 8:13
V 13 - Amam o sacrifício; por isso, sacrificam, pois gostam de carne e a comem, mas o SENHOR não os aceita; agora, se lembrará da sua iniqüidade e lhes castigará o pecado: eles voltarão para o Egito.
(CRA 375) O resultado da desobediência.
Afastando-se do plano divinamente indicado para seu regime, sofreram os israelitas, grande prejuízo. Desejaram um regime cárneo, e colheram-lhe os resultados. Não atingiram ao divino ideal quanto ao seu caráter, nem cumpriram os desígnios de Deus. O Senhor "satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma". Sal. 106:15.
(Essa fase começa após a ocupação de canaã, e estendese até 1844).

6º Fase (Restauração)
Isaias 7:21, 22. (Um remanescente vegetariano predito).
V 21 - E sucederá naquele dia que um homem criará uma novilha e duas ovelhas.
V 22 - E acontecerá que por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que restar no meio da terra.
CRA. 381
É para o bem deles próprios que o Senhor aconselha a igreja remanescente a rejeitar o uso de alimentos cárneos, chá, café e outros alimentos nocivos. Há quantidade de outras coisas de que nos podemos alimentar, as quais são benéficas e boas.
Isaias 22:12-14, 22.
V 12 - E o Senhor DEUS dos Exércitos chamou naquele dia para chorar e para prantear, e para raspar a cabeça, e cingir com o cilício.
V 13 - Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos.
V 14 - Mas o SENHOR dos Exércitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não vos será expiada até que morrais, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.
V 22 - E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá.
10- Quando o profeta escreve naquele dia á que tempo se refere?
Apocalipse 3:7, 8.
V 7 - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
V 8 - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Apocalipse 11:19
V 19 - E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Hebreus 9:4
V 4 - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
PE 42.
Esta porta não foi aberta até que a mediação de Jesus no lugar santo do santuário terminou em 1844. Então Jesus Se levantou e fechou a porta do lugar santo e abriu a porta que dá para o santíssimo, e passou para dentro do segundo véu, onde permanece agora junto da arca e onde agora chega a fé de Israel.
PE 32
Na arca estava a urna de ouro contendo o maná, a vara de Arão que florescera e as tábuas de pedra que se fechavam como um livro. Jesus abriu-as, e eu vi os Dez Mandamentos nelas escritos com o dedo de Deus. Numa das tábuas havia quatro mandamentos e na outra seis. Os quatros da primeira tábua eram mais brilhantes que os seis da outra.
11- O que simboliza o maná? Por que ele esta na arca nesse período?
CRA 96
Assim como Deus forneceu do Céu o maná para o sustento dos filhos de Israel, também dará ao Seu povo, em diferentes lugares, perícia e sabedoria para usarem os produtos desses países no preparo de alimentos que substituam a carne.
Apocalipse 3:14
V 14 - E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Atos 3:21
V 21 - O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Mateus 17:11
v11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Hebreus 9:10
V 10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
Malaquías 4:5, 6
V 5 - Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
V 6 - E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
12- Tempo da restauração de tudo, restaurará todas as coisas. O que deve ser restaurado?

(Fases da alimentação do profeta Elias)
1º (Pão e carne) 1Reis 17:6
v 6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
2º (Pão e azeite) 1Reis 17:9, 11.
V 13 - E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
V 14 - Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
3º (Pão e água) 1Reis 19:6
v 6 - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
(Relação entre a perseguição de Elias e do povo de Deus nos últimos dias, onde se cumprirá Isaias 33:16).
13- Com base nos textos. Podemos afirmar que comer carne é pecado, nesse período?
Êxodo 20:13
v13 Não matarás.
Isaias 66:3, 15-17.
V 3 - Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações.
V 15 - Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo.
V 16 - Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados.
V 17 - Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR.
A advertência
Deus é autor das leis físicas tanto quanto o é da lei moral. Sua lei está escrita com o Seu dedo em cada nervo, em cada músculo e em cada faculdade que Ele confiou ao homem. Parábolas de Jesus, págs. 347 e 348.
É pecado violar as leis de nosso ser tão verdadeiramente como o é quebrantar os Dez Mandamentos. Num e noutro caso há transgressão às leis de Deus. Os que transgridem a lei de Deus em seu organismo físico estarão inclinados a violar a lei de Deus proferida no Sinai. (CRA pág. 17).
14- O que um justo deve fazer nesse tempo?
Provérbios 12:10
V 10 - O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.
(CRA pág. 380)
Não é tempo de que todos visem dispensar a carne na alimentação? Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos a fim de poderem fruir a companhia dos anjos celestes, continuar a usar como alimento qualquer coisa que exerça tão nocivo efeito na alma e no corpo? Como podem eles tirar a vida às criaturas de Deus a fim de consumirem a carne como uma iguaria? Volvam eles antes à saudável e deliciosa comida dada ao homem no princípio, e a praticarem eles próprios e ensinarem a seus filhos, a misericórdia para com as mudas criaturas que Deus fez e colocou sob nosso domínio. A Ciência do Bom Viver, pág. 317.

1Coritios 8:13
v 13 Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.
Provérbios 23:20
V 20- Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.
Romanos 14:21
V 21- Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tiago 4:17
V 17- Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
15- No período em que vivemos. Qual deve ser nossa posição quanto ao comer carne?
“Foi-me mostrado claramente que o povo de Deus deve assumir atitude firme contra o comer carne”.(CRA 383).
“O regime cárneo é a questão séria. Hão de seres humanos viver da carne de animais mortos? A resposta, segundo a luz dada por Deus, é: Não, decididamente Não”. (CRA 388)
“Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação”. (CRA 380, 381).
16- O que acontecerá aos que continuarem comendo carne?
“Muitos que são agora só meio convertidos quanto à questão de comer carne, sairão do povo de Deus, para não mais andar com ele”. (CRA 382).
17- Quantos rejeitarão a mensagem?
“Existe uma classe numerosa que rejeitará qualquer movimento de reforma, por muito razoável que seja, se porventura impõe restrições ao apetite”. (CRA 195).
18-Quanto aos ministros de nossas igrejas, pastores, obreiros, colportores há alguma mensagem especifica para eles?
“Andem nossos pastores e colportores sob a bandeira da estrita temperança. Nunca vos envergonheis de dizer: "Não, obrigado; não como carne. Tenho conscienciosos escrúpulos quanto a comer carne de animais mortos.””. (CRA 402).
“Porventura os pastores, que estão a proclamar a verdade mais solene já enviada aos mortais, devem constituir-se exemplo no regresso às panelas de carne do Egito? É lícito que os que são sustentados pelos dízimos dos celeiros de Deus se permitam a condescendência que tende a envenenar a corrente vivificadora que lhes flui nas veias?” (CRA 404).

“Não daremos, como mensageiros de Deus, decidido testemunho contra a condescendência com o apetite pervertido?... Deus tem provido abundância de frutas e cereais, os quais podem ser preparados de maneira saudável e usados na devida quantidade. Por que, então, continuam os homens a preferir alimentos cárneos? Poderemos nós, possivelmente, ter confiança em pastores que, às mesas em que é servida a carne, unem-se aos outros em comê-la?...” (CRA 401,402).
19- Qual deve ser a posição de um membro da igreja?
A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano. Vi que nós como um povo precisamos fazer um movimento de progresso nesta grande obra. Pastores e povo precisam agir em harmonia. O povo de Deus não está preparado para o alto clamor da terceira mensagem angélica. (CRA 32).
20- Posso comer um pedacinho de carne? Um franguinho ou peixinho, devido a proteínas?
Verduras, frutas e cereais, devem constituir nosso regime. Nem um grama de carne deve entrar em nosso estômago. O comer carne não é natural. Devemos voltar ao desígnio original de Deus ao criar o homem. Manuscrito 115, 1903. (CRA 380).
“nem uma partícula de carne é posta em nossa mesa.” (CRA 488).
21- Como era a mesa da irmã White?
Desde a reunião campal de Brighton (janeiro de 1894) bani absolutamente a carne de minha mesa. Está entendido que, quer eu esteja em casa quer lá fora, nada dessa espécie deve ser usado em minha família, ou vir à minha mesa. Este assunto tem sido repetidas vezes apresentado a minha mente, nas caladas da noite. Carta 76, 1895. (CRA 488).
22- Afinal, o que posso comer?
Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante. A Ciência do Bom Viver, pág. 296.
Nos cereais, frutas, verduras e nozes devem encontrar-se todos os elementos alimentícios de que necessitamos. Se chegarmos ao Senhor em singeleza de espírito, Ele nos ensinará a preparar comida saudável livre da contaminação da carne. Manuscrito 27, 1906. (CRA 363).
“Cereais e frutas preparados sem gordura, e no estado mais natural possível, devem ser o alimento para as mesas de todos os que professam estar-se preparando para a trasladação ao Céu. Testimonies, vol. 2, pág. 352.” (CRA 355).
(Essa fase começou em 1844 e se estende até a volta de Cristo).
7º Fase
23- O que comeremos na nova terra?
Apocalipse 2:7, 17.
v7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
v17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 22:1, 2.
v1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
v2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
Ezequiel 47:12.
v12 E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto se
Isaias 65:25
25 O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.
(Note, Deus restaurará a alimentação que tínhamos no édem).

1Coríntios 10:31
31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Curiosidade : Biblia

A cidade de Nínive, (aquela que Jonas foi enviado)foi Contruida por Ninrode, bisneto de Noé. Gen: Cap.10 Vers.11

Curiosidade : Bíblia

A primeira citação da redondeza da terra confirmava a ideia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40: 22)

Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6: 5)

O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24: 13 - 18, João19: 25)

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11: 26, Atos 26: 28 e I Pedro 4: 16)

A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2: 4)

A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2: 2)

Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)

Extraído do Jornal do Capítulo "Avenida Paulista" da ADHONEP em São Paulo: Você sabia que a palavra fé só é encontrada uma vez no antigo testamento? (Hc 2: 4)

Vc sabia que a palavra "Deus" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes??

Curiosidade: Bíblia

Procure em sua Bíblia as respostas para as seguintes perguntas:

Quem se fingiu de louco para não morrer? Resp: I Samuel 21:13

Onde está escrito na Bíblia a palavra "parabéns" ? Resp: II Samuel 8:10

Jedidias é o outro nome de um personagem famoso da Bíblia, quem era ele? Resp: II Samuel 12:24,25

No capítulo 9 de Josué, Josué faz um juramento de que Israel não destruiria os gibeonitas. Quem quebrou este juramento muitos anos depois e qual foi o castigo do Senhor? Resp: II Samuel 21:1

Qual é o nome do irmão do gigante Golias? Resp: I Crônicas 20:5 ou II Samuel 21:19

Qual a passagem que fala de um homem que possuía vinte e quatro dedos (6 em cada mão e 6 em cada pé)? Resp: II Samuel 21:20

Onde está escrito a palavra "Natal"? Resp: Salmos 37:35
Quando ocorreu a primeira multiplicação de pães na Bíblia? Resp: II Reis 4:42

Onde está escrito a palavra "Procissão"? Resp: Isaías 45:20
Qual a passagem que fala sobre uma profecia do problema de trânsito nas grandes cidades? Resp: Naum 2:4

Qual era o horário que Davi costumava orar a Deus? Resp: Salmos 55:17

Quem desejou ter asas como pássaro para voar? Resp: Salmos 55:6

Onde Deus disse que jogaria o seu calçado? Resp: Salmos 60:8

Qual a passagem que fala sobre uma fita métrica? Resp: Zacarias 2:1

Qual a passagem que fala de varas com nomes próprios? Resp: Zacarias 11:7

Quem na Bíblia fez uma "tese" de Botânica e Zoologia? Resp: I Reis 4:33

Onde está escrito a palavra "Brincadeira"? Resp: Provérbios 26:19

Onde está escrito a palavra "Circuito"? Resp: Eclesiastes 1:6

Quem era o homem gordo da Bíblia? Resp: Juízes 3:17

Onde está escrito sobre a Escritura de um terreno utilizado numa negociação imobiliária? Resp: Jeremias 32:9-11

Onde está escrito sobre escadas em caracol? Resp: I Reis 6:8

Onde está escrito que existiriam um exército de 700 homens canhotos, que sabiam atirar com uma funda e podia acertar um fio de cabelo sem errar? Resp: Juízes 20:16


Qual o livro que fala que Enoque (aquele que foi arrebatado porque andava com Deus em Gênesis 5:22-24) proferiu uma profecia? Resp: Judas 14-15

Curiosidade : Biblia e o livro de Isaías

O livro de Isaias é considerado uma mini-biblia haja visto que como a biblia possuem 66 livros o livro de Isaias tem 66 cap, nos primeiros 39 cap falam exclusivamente da lei de juizo e castigo divino e é essencialmente dirigido aos judeus já nos 27 cap finais falam de graça salvação e da volta do messias e também atinge aos gentios assim como a biblia no antigo testamento falam de juizo e no novo fala de graça


Curiosidade : Bíblicas - 2

* O livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
* O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
* A Bíblia contém cerca de 773.693 palavras com 3.566.480 letras.

* A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
* O Salmo 14 e o 53 são iguais.
* O capítulo mais longo é o Salmo 119.
* O capítulo mais curto é o Salmo 117.
* O versículo que se encontra no meio da Bíblia é Salmo 118:8.
* O Pai Nosso, ou a Oração do Senhor, contém 68 palavras e destas apenas cinco são uma petição.
* Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
* O versículo mais curto acha-se em Êxodo 20:13.
* A Lei de Deus encontra-se em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.
* No livro de Ester não se encontra a palavra Deus.
* O Antigo Testamento termina com uma maldição, ao passo que o Novo termina com uma bênção.
* O último livro da Bíblia a ser escrito foi III S. João.
* A última promessa encontra-se em Apocalipse 22:12.
* Há 3.573 promessas na Bíblia.

Curiosidade : Capítulos identicos

Compare os textos de Salmos 14 e o 53, veja que os 4 primeiros versículos são identicos.

Curiosidade : Capítulos Idênticos

O capítulo 19 de II Reis é idêntico ao capítulo 37 de Isaias.

Curiosidade: Cristo e as Profissões

Eu estive estudando a bíblia e verifiquei um fato muito importante.

Que fato?

Consegui estabelecer várias semelhanças entre Cristo e as profissões Mas como?

É muito simples.

Diga me então que relação pode haver entre Cristo e o Joalheiro?

Ora o Joalheiro?

E que relação há entre Cristo e o banqueiro?

Para o banqueiro Cristo é o tesouro oculto

Mas penso que entre o agricultor não há nenhuma relação

Como não? Para o agricultor Cristo é a videira

E para o floricultor?

Ele é a rosa de Saron

E para o gramático?

Ela é o verbo

E para o biólogo?

Ele é a vida

E para o orador?

Ele é a palavra

E para o marceneiro?

Ele é a porta

E para o construtor?

Ele é a pedra angular

E para o padeiro

Ora, Cristo é o pão da vida.

E para o médico?

Ele é o médico dos médicos

E para o geográfico?

Ele é a água da vida

E para o professor?

Para o professor Ele é o Mestre dos Mestres

Realmente suas comparações são muito interessantes.Mas o que é Cristo para o pecador?

Para o pecador Ele é o Salvador


Curiosidade : Curiosidades sobre a bíblia



O Antigo Testamento foi escrito inicialmente na língua hebraica. A primeira tradução feita para o grego foi em 300 a. C, por 70 homens sábios de Alexandre, no Egito. Essa tradução passou a se chamar Septuaginta.
Os livros que aceitamos como verdadeiros são chamados canônicos, enquanto os considerados espúrios e sem inspiração divina são os apócrifos. Na edição católica são adotados sete destes livros, formando 73 livros, enquanto a nossa tradução, a de João Ferreira de Almeida, consta de 66 livros.
Uma Bíblia é composta por 66 livros, 1.189 capítulos 31.173 versículos.

Pentateuco é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, que foram escritos por Moisés, o grande legislador de Israel. É também conhecido como a Lei de Moisés.

Gênesis: tem sido chamado o “viveiro” das gerações da Bíblia, pelo fato de nele serem encontrados todos os começos das doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e à salvação.
Êxodo: Provém do grego e significa “sair”; registra a saída do povo de Israel do Egito. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia, encontra-se a história de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue.

Levítico: Registra as leis referentes aos levitas e seu serviço. Narra a aproximação do povo pela adoração e ensina como manter essa comunhão com Deus. A mensagem de Levítico é o acesso a Deus pelo sangue, exigindo santidade do adorador. Êxodo é o livro da redenção, Levítico, o da adoração. Já o livro de Números é de serviço e de ordem.

Números: registra dois censos de Israel antes da entrada em Canaã. A numeração era conforme as tribos e famílias. Os israelitas atravessaram em seco o mar Vermelho e o rio Jordão.

Deuteronômio: origina-se do grego e significa “segunda lei”. Moisés resume ao povo a história de Israel, baseada em admoestações e exortações.



Curiosidade : Dados Biográficos de Deus

Nome: Emanuel (Deus conosco) Mat 1:23
Filiação: Filho de DEUS Mat 16:16
Origem: Divina Jo 1:1
Existência: Eterna Jo 8:56-58
Caráter: Manso e Humilde Mat 11:29
Autoridade: Todo Poderoso Mat 28:18
Arma: Amor Jo 15:13
Limite: Impossível Jo 9:33
História: Bíblia Sagrada Hb 10:7 Sl 40:7
Característica: Santidade Lc 1:35 1Pe 1:16
Discurso: Evangelho Mc 1:15
Talento: Sobrenatural Jo 11:37
Povo: Igreja Mat 16:18
Missão: Buscar e salvar os perdidos Lc 19:10
Meta: Alcançar o mundo com o evangelho Mat 28:19
Conduta: Obediência Jo 8:29 Fl 2:8
Especialidade: Salvar, Curar e Batizar Mc 16:16-18
Promessa: Vida eterna Jo 5:24 Jo 3:16
Natureza: Divina e humana Jo 1:14 1Jo 1:1-2
Personalidade: Espiritual Cl 1:15 Hb 1:2-6
Força: Oração Mat 26:38-39 Lc 22:40-43
Ofício: Profeta Hb 1:1-2 Lc 7:16 Jo 6:14
Sacerdote Hb 4:14 5:6
Rei 1Tm 6:15 Jo 19:19
Grande Mandamento: Amor Jo 13:34

Curiosidade : Data nascimento de Jesus

A DATA DO NASCIMENTO
DE JESUS
Obs: No final do estudo estão os textos Bíblicos relevantes e um estudo no calendário judaico.
Muito embora, durante muito tempo, as afirmações da Igreja Romana tenham sido colocadas de tal forma que ninguém as poderia questionar, o fato é que sempre houve quem as questionasse, em locais e/ou períodos onde a censura da Igreja era menor.
Uma das afirmações mais questionadas sempre foi a data escolhida para comemorar o nascimento de Jesus, fato é que até os dias de hoje Igrejas das linhas ortodoxas e orientais comemoram o nascimento de Jesus em outra data.
A escolha do dia 25 de Dezembro tem tido muitas explicações, algumas baseadas em costumes e datas comemorativas dos romanos, e outras dos mais variados tipos.
Para os que se propõe a ser estudiosos daBíbliaa dúvida quanto essa data é um fato constrangedor, pois a Bíblia dá elementos suficientes para que possamos saber a data próxima do nascimento de Jesus, que como veremos nunca poderia ter sido no final de dezembro, e se partimos do principio de que o que ocorre no velho concerto é uma figura do que iria acontecer no novo concerto, podemos chegar a datas muito exatas as quais nos podem deixar muito surpresos.
Devemos levar em conta que:
1 -Seguramente determinar a data do nascimento de Jesus é irrelevante, pois se a Bíblia não informa é porque não haveria necessidade disso.
2 -Podemos até comemorar o nascimento de Jesus em qualquer dia, mas sempre lembrando que tal dia nunca foi um dia santificado por Deus.
3 -Outro fato interessante é que a Bíblia sempre refere a época em que alguém foi concebido, e nunca a data do nascimento.
PONTO DE PARTIDA PARA O ESTUDO
1 - A ESCALA SACERDOTAL
2 - O SACERDOTE ZACARIAS (ORDEM DE ABIAS)
3 - A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA.

LEIAMOS INICIALMENTE OS TEXTOS:
Lucas 1:5 ; 1:8; 1:23; 1:24;
I Crônicas 24:1-4 .
I crônicas 9:25 .
II Crônicas 23:8
II Crônicas: 24: 7-19

A Palavra de Deus nos informa claramente em que ocasião Zacarias (da ordem de ABIAS) estava no Templo e nos informa que João Batista foi concebido logo em seguida.
A Bíblia nos ensina que havia uma escala para os sacerdotes, e como essa escala deveria ser cumprida. Encontramos essa escala e seu funcionamento nos livros das Crônicas.
Note-se que havia também serviços fora da escala os quais ocorriam nas grandes festas (Deuteronômio 16:16).
Durante as grandes festas todos os oficiais do templo estavam em serviço em razão do grande afluxo de gente.
Eram elas :
1- A Páscoa – 3a semana do ano;
2- Pentecostes 9a semana do ano.
3- Cabanas no mês de Tishri (15 do mês).
DENTRO DO CALENDÁRIO JUDEU TEMOS QUE:
O Calendário religioso Judeu começa na primavera no mês de Nissan, e a 1a escala pertencia à família de Jehoarib, a qual deveria servir por sete dias.
A segunda semana estaria sob a responsabilidade da família de Jedaiah.
A terceira semana é a festa dos pães asmos, e todos os oficiais estariam presentes ao serviço.
A quarta semana seria da 3a familia, Harim
A quinta semana seria da 4a família, Seorim
A sexta semana seria da 5a família, Malchijah
A sétima semana seria da 6a família, Mijamim
A oitava semana seria da 7a família, Hakkos
A NONA SEMANA É A FESTA DO PENTECOSTES.
A décima semana era da 8a família, ABIAS ( ABIAH),
Na época do nascimento de Jesus o sacerdote dessa ordem era Zacarias.
Dessa forma os escalados se sucediam obedecendo à norma estabelecida, em um ano cada família era responsável por duas escalas.
Este estudo assumirá que a escala de Zacarias se deu na 10a semana (1a escala da ordem de Abias).
Se fizermos este mesmo estudo partindo da segunda escala, veremos que da mesma forma o nascimento de Jesus não seria em dezembro e deveria ter ocorrido em Março.
Seguramente é possível opor questionamentos a detalhes deste estudo, porém com base bíblica nenhum estudo levara a dezembro como quer a Igreja Romana.

A CONCEPÇÃO DE JOÃO BATISTA
Nosso estudo usara os anos 6; 5 e 4 a.C. para análise, por serem historicamente os mais viáveis, mas qualquer que seja o ano usado nesse entorno mostrara que o nascimento de Jesus não poderia ter sido em 25 de Dezembro.
A escolha desse ano parte do fato conhecido historicamente de que Herodes morreu no ano 4 aC e que a Bíblia claramente informa os fatos que ocorreram enquanto Herodes estava vivo.
No ano - 6, (3755) o período de trabalho de Zacarias no templo (1a escala da ordem de Abiah) começaria no décimo sábado do ano ou seja o primeiro sábado do terceiro mês, SIVAN (Maio-Junho) e iria até a sexta feira seguinte (inclusive).
Tendo completado o seu serviço ao terminar o sexto dia Zacarias passou o serviço para o sacerdote da ordem seguinte que iniciaria a partir do 2o sábado de sivan.
A Bíblia diz que Zacarias voltou para sua casa e então sua mulher concebeu o filho que viria a se chamar João (Batista). (Lucas 1:24).
Logo concluímos que João deve ter sido concebido logo após o segundo sábado do mês de Sivan.
ESSE É O PONTO DE PARTIDA PARA O NOSSO ESTUDO.

A CONCEPÇÃO DE JESUS
O Texto de Lucas nos informa que Maria concebeu no sexto mês da gravidez de Isabel. Lucas 1: 26-27.
Não podemos esquecer que:
1 - O calendário judaico é lunar,
2 - O período de gestação humana é de 280 dias,
Na posse de um calendário judaico (no final do estudo temos um com esse período) é fácil contar 177 dias (seis meses lunares de 29,5 dias) a partir da concepção de João Batista (no mês de Sivan) para chegarmos a concepção de Jesus no final do mês de Kislev (nov./dez).
É interessante notar que Jesus teria sido concebido no Inverno, na festa das luzes. JESUS A LUZ DO MUNDO, foi concebido na festa das luzes, seria mera coincidência?
O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
Contando-se 280 dias a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce no mês de Nissan durante os festejos da páscoa.
É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias.
Jesus nos disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa.
Malaquias 4:5 “Eu mandarei o profeta Elias antes da vinda do grande dia do Senhor.”
Veja-se Mateus 17:10 –13.
O NASCIMENTO DE JESUS
Jesus foi concebido seis meses depois de João Batista.
A data do nascimento de João Batista pode ser bem estabelecida em torno de 15 de Nissan
Acrescentando-se seis meses ao nascimento de João chegamos ao Nascimento de Jesus no mês de Tishri (set-out) ou ainda contando-se 280 dias a partir da concepção de Jesus chegaremos na mesma data.
E o que é que temos de especial nesse período do mês de Tishri?
Temos ai A FESTA DAS CABANAS E O DIA DO PERDÃO (Purificação do Santuário).
Tudo leva a crer que JESUS, que veio trazer o perdão dos Pecados tenha nascido então no DIA DO PERDÃO!
ARGUMENTO ACESSÓRIO – OS PASTORES
A Bíblia nos informa que os pastores estavam no campo, Lucas 2:8.
Sabemos que o mês de dezembro e mais particularmente o dia 25 de dezembro é o solstício de inverno naquela região , ou seja é a noite mais longa do ano, e a mais fria.
Logo em 25 de dezembro nunca haveria pastores no campo, e nunca poderia ser o nascimento de Jesus.
Anexo vai o calendário Judaico de dois anos anteriores a morte de Herodes em 4 aC.
Uma analise das datas nos permitira ficar mais convictos das conclusões deste estudo.

CONCLUSÕES FINAIS

Seguramente Jesus não Nasceu no dia 25 de Dezembro.
O mês mais provável é o mês de Tishri e o dia poderia ser o dia 10 de Tishri
No nosso calendário a época seria no mês de Setembro/outubro, ou ainda antes se ocorresse um Ano de treze meses (Adar 2).
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
ESTUDO NO CALENDARIO JUDAICO



Anos 6, 5 e 4 a.C



IMPORTANTE :- você pode consultar o calendário perpetuo judaico no endereço :



http://www.uwm.edu/cgi-bin/corre/calendar



ANO NOVO O DIA DO PERDÃO, A FESTA DAS CABANAS E O
NASCIMENTO DE JESUS.
TENDO SIDO ESTE O ANO COMO O ESTUDO NOS LEVA A CONCLUIR,
QUE JESUS TERIA NASCIDO POUCO ANTES OU EM TORNO DO
DIA DO PERDÃO - 10 DE TISHRI.
Alguns textos Bíblicos são fundamentais para que
possamos entender os fatos:
Lucas 1:5 “Existiu no tempo de Herodes Rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de ABIAS”..
Lucas 1:8 “e aconteceu que exercendo ele o sacerdócio diante de Deus na ordem de sua escala...”
Lucas 1:23 “E aconteceu que terminados os dias do seu ministério voltou para casa”
Lucas 1:24 “E depois daqueles dias, Isabel sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou,”
Lucas 1: 26-27 “E no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da Virgem era Maria. ”
João 10:22 “ Celebrava-se a festa da dedicação e era inverno “
I Crônicas 28:13 “também para as turmas dos sacerdotes e dos levitas, para toda a obra o serviço da casa do Senhor e para todos os vasos do serviço da casa do Senhor,”
I Crônicas 24: 1-19
1 As turmas dos filhos de Arão foram estas: os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
2 Mas Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai, e não tiveram filhos; por isso Eleazar e Itamar exerciam o sacerdócio.
3 E Davi, juntamente com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os distribuiu segundo os deveres do seu serviço.
4 E acharam-se mais chefes dentre os filhos de Eleazar do que dentre os filhos de Itamar; e assim foram distribuídos: dos filhos de Eleazar, chefes das casas paternas, dezesseis; e dos filhos de Itamar, segundo as suas casas paternas, oito.
5 Assim foram distribuídos por sortes, tanto uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dentre os filhos de Eleazar, como dentre os filhos de Itamar.
6 E os registrou Semaías, filho de Netanel, o escrivão dentre os levitas, diante do rei, dos príncipes, de Zadoque, o sacerdote, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes das casas paternas entre os sacerdotes e entre os levitas, tomando-se uma casa paterna para Eleazar, e outra para Itamar.
7 Assim a primeira sorte saiu a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías,
8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,
9 a quinta a Malquias, a sexta a Miamim,
10 a sétima a Hacoz, a oitava a Abias,
11 a nona a Jesuá, a décima a Secanias,
12 a undécima a Eliasibe, a duodécima a Jaquim,
13 a décima terceira a Hupá, a décima quarta a Jesebeabe,
14 a décima quinta a Bilga, a décima sexta a Imer,
15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Hapizes,
16 a décima nona a Petaías, a vigésima a Jeezquel,
17 a vigésima primeira a Jaquim, a vigésima segunda a Gamul,
18 a vigésima terceira a Delaías, a vigésima quarta a Maazias.
19 Esta foi a distribuição deles no seu serviço, para entrarem na casa do Senhor, segundo lhes fora ordenado por Arão, seu pai, como o Senhor Deus de Israel lhe tinha mandado.
II Crônicas 23:6-8 “ Não entre, porém, ninguém na casa da Senhor, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes entrarão, porque são santos; mas todo o povo guardará a ordenança do Senhor.
7 E os levitas cercarão o rei de todos os lados, cada um com as suas armas na mão; e qualquer que entrar na casa seja morto; mas acompanhai vós o rei, quando entrar e quando sair.
8 Fizeram, pois, os levitas e todo o Judá conforme tudo o que ordenara e sacerdote Jeoiada; e tomou cada um os seus homens, tanto os que haviam de entrar no sábado como os que haviam de sair, pois o sacerdote Jeoiada não despediu as turmas.”
I Crônicas 9:25 “Seus irmãos, que moravam nas suas aldeias, deviam de tempo em tempo vir por sete dias para servirem com eles.”

Deuteronomio 16:16 “ Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos. Não aparecerão vazios perante o Senhor;”

Curiosidade: Descrição Histórica de Jesus

O documento está arquivado e exposto em Jerusalém

Este documento foi escrito por um romano que servia ao Imperador da Judéia, portanto, testemunha ocular da presença de Jesus naquelas paragens, homem que assistiu a muitos comícios do Nazareno e que mandou a seguinte carta ao imperador Tibério César, antes da morte de Jesus.

“Sabendo que desejais conhecer quanto vou narrar-vos, escrevo-vos esta carta. Nestes tempos apareceu na Judéia um homem de virtudes singulares, que se chama Jesus e que pelo povo é chamado de O Grande Profeta. Seus discípulos dizem ser ele o Filho de Deus. Em verdade, ó César, cada dia dele se contam raros prodígios: ressuscita os mortos, cura todas as enfermidades e tem assombrado Jerusalém com sua extraordinária doutrina. É de estatura elevada e nobre, e há tanta majestade em seu rosto que aqueles que o vêem são levados a amá-lo ou a temê-lo.

Tem os cabelos cor de amêndoa madura, separados ao meio, os quais descem ondulados sobre os ombros, ao estilo dos nazarenos. Tem fronte larga e aspecto sereno. Sua pele é límpida e corada: o nariz e a boca são de admirável simetria. A barba é espessa e tem a mesma cor dos cabelos. Suas mãos são finas e longas e seus braços de uma graça harmoniosa. Seus olhos são plácidos e brilhantes, e o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como raios de sol, de modo que ninguém pode olhar fixo o seu semblante, pois quando refulge, faz temer, e quando ameniza, faz chorar.

É alegre e grave ao mesmo tempo. É sóbrio e comedido em seus discursos. Condenando e repreendendo, é terrível; instruindo e exortando, sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém o tem visto rir. Muitos, porém, o tem visto chorar. Anda com os pés descalços e com a cabeça descoberta. Há quem o despreze vendo-o à distância, mas estando em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito. Dizem que este Jesus nunca fez mal a ninguém, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm andado afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde. Afirma-se que um homem como esse nunca foi visto por estas partes. Há, todavia os que o acusam de ser contra a lei de Vossa Majestade, porquanto afirma que reis e escravos são iguais perante Deus”.

Vale, da Majestade Vossa, fedelíssimo e obrigadíssimo.

Públio Lêntulo, presidente da Judéia.

Texto retirado do Jornal Zero Hora- 15/04/2001 – Coluna Paulo Santana
Curiosidade: Descrição Histórica de Jesus

O documento está arquivado e exposto em Jerusalém

Este documento foi escrito por um romano que servia ao Imperador da Judéia, portanto, testemunha ocular da presença de Jesus naquelas paragens, homem que assistiu a muitos comícios do Nazareno e que mandou a seguinte carta ao imperador Tibério César, antes da morte de Jesus.

“Sabendo que desejais conhecer quanto vou narrar-vos, escrevo-vos esta carta. Nestes tempos apareceu na Judéia um homem de virtudes singulares, que se chama Jesus e que pelo povo é chamado de O Grande Profeta. Seus discípulos dizem ser ele o Filho de Deus. Em verdade, ó César, cada dia dele se contam raros prodígios: ressuscita os mortos, cura todas as enfermidades e tem assombrado Jerusalém com sua extraordinária doutrina. É de estatura elevada e nobre, e há tanta majestade em seu rosto que aqueles que o vêem são levados a amá-lo ou a temê-lo.

Tem os cabelos cor de amêndoa madura, separados ao meio, os quais descem ondulados sobre os ombros, ao estilo dos nazarenos. Tem fronte larga e aspecto sereno. Sua pele é límpida e corada: o nariz e a boca são de admirável simetria. A barba é espessa e tem a mesma cor dos cabelos. Suas mãos são finas e longas e seus braços de uma graça harmoniosa. Seus olhos são plácidos e brilhantes, e o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como raios de sol, de modo que ninguém pode olhar fixo o seu semblante, pois quando refulge, faz temer, e quando ameniza, faz chorar.

É alegre e grave ao mesmo tempo. É sóbrio e comedido em seus discursos. Condenando e repreendendo, é terrível; instruindo e exortando, sua palavra é doce e acariciadora. Ninguém o tem visto rir. Muitos, porém, o tem visto chorar. Anda com os pés descalços e com a cabeça descoberta. Há quem o despreze vendo-o à distância, mas estando em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito. Dizem que este Jesus nunca fez mal a ninguém, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm andado afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde. Afirma-se que um homem como esse nunca foi visto por estas partes. Há, todavia os que o acusam de ser contra a lei de Vossa Majestade, porquanto afirma que reis e escravos são iguais perante Deus”.

Vale, da Majestade Vossa, fedelíssimo e obrigadíssimo.

Públio Lêntulo, presidente da Judéia.

Texto retirado do Jornal Zero Hora- 15/04/2001 – Coluna Paulo Santana
Curiosidade: Dinheiro na Bíblia

(Usamos o dólar como referência por ser a moeda mais utilizada em todo o mundo.)
* Siclo (Êxodo 30:13) - Valia uns três centavos de dólar.
* Dracma (Lucas 15:8) - Moeda de prata equivalente a cerca de onze centavos de dólar.
* Estáter (Mateus 17:27) - Moeda grega equivalente a cerca de quatro dracmas.
* Mina (Lucas 19:13) - Não era uma moeda, mas sim uma parte da unidade monetária grega, equivalente a cem dracmas.
* Talento (Mateus 18:24) - Moeda grega que valia uns mil e quinhentos dólares.
* Asse (Mateus 10:29) - Moeda romana que tinha o valor de um centavo.
* Quadrante (Marcos 12:42) - Moeda romana de cobre que valia um quarto de centavo.
* Denário (Mateus 18:28) - Moeda de prata do grande império romano. Em tempos normais seu valor era de uns 20 centavos, mas depois sofreu uma desvalorização, durante o domínio de Nero, chegando a valer apenas uns onze centavos. Na parábola dos dois devedores, o servo não quis perdoar seu conservo pelos onze dólares que esse lhe devia; no entanto o rei lhe havia perdoado cerca de 15 milhões de dólares.
* Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
* Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de pata, equivalentes a uns 20 dólares.
* O preço pelo qual os irmãos de José o venderam correspondia a uns 13 dólares.

Curiosidade : Erros na Bíblia

A Bíblia está CHEIA de erros:

· primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de Deus;
· segundo erro aconteceu quando seu esposo fez o mesmo;
· e assim erros e mais erros ainda estão sendo cometidos...
porque as pessoas insistem em duvidar da Palavra de Deus.

A Bíblia está CHEIA de contradições:

· Ela contradiz o orgulho e o preconceito;
· Ela contradiz a lascívia e a desobediência;
· Ela contradiz o meu pecado e o seu.
A Bíblia está CHEIA de falhas:

· porque Ela é o relato de pessoas que falharam muitas vezes ;
· assim foi com a falha de Adão;
· com a falha de Caim;
· e a de Moisés;
· bem como a falha de Davi e a de muitos outros que também falharam.
· Mas Ela é também o relato do amor infalível de Deus.
Deus NÃO ESCREVEU a Bíblia:

· para pessoas que querem jogar com as palavras;
· para aqueles que gostam de examinar o que é bom mas sem fazê-lo;
· para o homem que não acredita porque não quer.
O homem moderno DESCARTOU os ensinamentos da Bíblia:

· pelas mesmas razões que outros homens tem descartado através da história, por grande ignorância a sua verdadeira mensagem e conteúdo;
· intransigente apatia em recusar considerar suas declarações;
· bem conhecidos pseudo-cientistas posando de críticos honestos;
· convicção secreta de que este Livro está certo e de que os homens estão errados.
Somente uma pessoa PRECONCEITUOSA acreditaria que:

· os ensinamentos Bíblicos são passados e irracionais, sendo princípios arcaicos e sem propósito;
· a Bíblia está cheia de discrepâncias e afirmações inaceitáveis;
· Ela só poderia ser trabalho irrelevante e não inspirado de meros homens.
A Bíblia é , afinal, somente mais um LIVRO RELIGIOSO:

· para milhares que não se arriscam serem honestos consigo mesmos e com Deus;
· para aqueles que tem medo de aceitar o desafio do próprio Deus a um exame honesto;
· para aqueles que não querem examiná-la a fundo porque Ela diz verdadeiramente como os homens são.
E você não pode ENTENDER ou CONFIAR no que a Bíblia diz:

· a menos que você esteja disposto a considerar as evidências e encarar face a face o AUTOR. autor desconhecido

Curiosidade : Jesus Cristo na Bíblia

Jesus Cristo é tema central das Escrituras? Se olharmos com muito cuidado, veremos que em tipos, figuras, símbolos e profecias, Jesus ocupa o lugar central das Santas Escrituras. Vejamos:

Em Gênesis - Ele é o Descendente da mulher

Em Êxodo - Ele é o nosso Cordeiro Pascal

Em Levitico - Ele é o nosso Sacrifício pelo pecado

Em Números - Ele é aquele que foi Levantado para nossa Salvação

Em Deuteronômio - Ele é o verdadeiro Profeta

Em Josué - Ele é o Capitão da nossa salvação

Em Juizes - Ele é o nosso Juiz e Libertador

Em Rute - Ele é o nosso parente Resgatador

Em Samuel, Reis e Crônicas - Ele é o nosso Rei

Em Esdras e Neemias - Ele é o nosso Restaurador

Em Ester - Ele é o nosso Advogado

Em Jó - Ele é o nosso Redentor que vive

Em Salmos - Ele é o nosso Socorro e Alegria

Em Provérbios - Ele é a Sabedoria de Deus

Em Eclesiastes - Ele é o Alvo Verdadeiro

Em Cantares de Salomão - Ele é o Amado de nossas Almas

Em Isaias - Ele é o Messias Prometido

Em Jeremias e Lamentações - Ele é o Renovo da Justiça

Em Ezequiel - Ele é o Filho do Homem

Em Daniel - Ele é o Quarto Homem na Fornalha

Em Oséias - Ele é aquele que Orienta o Desviado

Em Joel - Ele é o Restaurador Divino

Em Amós - Ele é o Divino Lavrador

Em Obadias - Ele é o nosso Salvador

Em Jonas - Ele é a nossa Ressurreição e Vida

Em Miquéias - Ele é a Testemunha contra as nações rebeldes

Em Naum - Ele é a Fortaleza no Dia da Angustia

Em Habacuque - Ele é o Deus da nossa Salvação

Em Sofonias - Ele é o Senhor Zeloso

Em Ageu - Ele é o Desejado de todas as nações

Em Zacarias - Ele é o Renovo da Justiça

Em Malaquias - Ele é o Sol da Justiça

Em Mateus - Ele é a Promessa Viva

Em Marcos - Ele é o Servo de Deus

Em Lucas - Ele é o Filho do Homem

Em João - Ele é o Filho de Deus

Em Atos - Ele é o Senhor Redivino

Em Romanos - Ele é a nossa Justiça

Em I e II Corintios - Ele é o Senhor e a nossa Suficiência

Em Gálatas - Ele é o nosso Libertador do jugo da lei

Em Efésios - Ele é o nosso Tudo em Todos

Em Filipenses - Ele é a nossa Alegria

Em Colossenses - Ele é a nossa Vida

Em I e II Tessalonicenses - Ele é Senhor que irá Voltar

Em I e II Timoteo - Ele é o nosso Mestre e Exemplo

Em Tito - Ele é o nosso Modelo

Em Filemon - Ele é o nosso Senhor e Mestre

Em Hebreus - Ele é o nosso Intercessor junto ao trono de Deus

Em Tiago - Ele é o nosso Modelo da Verdade

Em I e II Pedro - Ele é a nossa Força e a Pedra Angular de nossa Fé

Em I,II e III João - Ele é a nossa Vida, a nossa Verdade e o nosso Caminho

Em Judas - Ele é o nosso Protetor

Em Apocalipse - Ele é o nosso Rei Triunfante.

Disse Jesus: "Examinai as Escrituras, Porque julgais ter nelas a vida Eterna,e são elas que testificam de Mim, contudo não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não aceito glória dos homens". João 5:39 ao 41.

Curiosidade: O centro da bíblia

É algo estranho e curioso como são as coisas. Ainda que não seja religioso convém que você leia isso.

- Qual é o capítulo mais curto da Bíblia? Salmos 117
- Qual o capítulo mais comprido da Bíblia? Salmos 119
- Qual o capítulo que está no centro da Bíblia? Salmos 118
- Há 594 capítulos antes de Salmos 118
- Há 594 capítulos depois de Salmos 118
- Se somar estes dois números totalizam 1188
- Qual é o versículo que está no centro da Bíblia? Salmos 118:8

Esse versículo diz algo importante sobre a perfeita vontade de Deus para nossas vidas. A próxima vez que alguém te disser que deseja conhecer a vontade de Deus para sua vida e que deseja estar no centro da Sua Vontade, refira a ele o centro de Sua Palavra, Salmos 118:8

"É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem"

Agora, diga, seria uma casualidade isto? Ou estaria Deus no centro da Bíblia?


Curiosidade: O corpo humano

Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorre com freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

A cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29 músculos.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para 36 graus durante a madrugada.

O homem tem 46 cromossomos, que contêm os genes que determinam as características de cada pessoa, como cor dos olhos e formato do rosto.

Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

Falaste sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.


Curiosidade : O Destino dos Apóstolos.

Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural. Com os demais apóstolos ocorreu o seguinte:

Paulo - Não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

Matias - Ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

Simão O zelote - foi crucificado.

Judas Tadeu - Morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

Tiago (O mais Jovem)- Pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

Tiago (O mais Velho) - Pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

Mateus - Morreu como mártir na Etiópia.

Tomé - Pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

Bartolomeu - Serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

Filipe - Pregou na Frígia e morreu como mártir em Hierápolis.

André - Pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

Simão Pedro - Pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.
Curiosidade : O Pastor: este contraditado!

Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. (I Pedro 3 : 10).

Assim como Cristo, o Pastor também é alvo das mais desencontradas opiniões.

Se o pastor é ativo, ................................ é ambicioso
Se é calmo, ............................................ é preguiçoso
Se o pastor é exigente, .......................... é intolerante
Se não exige, ......................................... é displicente
Se o pastor visita, ................................... é incômodo
Se não visita, .......................................... é irresponsável com as ovelhas
Se o pastor se veste bem, ...................... é vaidoso
Se veste-se mal, ..................................... é relaxado
Se o pastor sorri, .................................... é irreverente
Se não sorri, ........................................... é cara dura
Se o pastor fica com os jovens, .............. é imaturo
Se com os adultos, ................................. é antiquado, ultrapassado
Se fica com as crianças, ......................... é infantil
Se procura atualizar-se, .......................... é mundano
Se não se atualiza, .................................. é mente fechada
Se o pastor cuida da família, ................... é descuidado com a igreja
Se cuida da igreja, ................................... é descuidado com a família
Se prega muito tempo, ............................. é prolixo, cansativo
Se prega pouco, ....................................... é que não tem mensagem
Se procura agradar a todos, ..................... é sem personalidade
Se é positivo e procura corrigir, ................ é parcial
Se realiza programas novos, .................... é que só quer viver de promoções
Se não realiza, ......................................... é que não tem idéias
Se o pastor é alegre, ................................. é sem linha
Se chora no púlpito, ................................. é chorão
Se o pastor organiza trabalhos, ................. é explorador do rebanho
Se não organiza, ....................................... é que não dá trabalho ao rebanho
Se o pastor fala alto, ................................. é que não tem argumentos
Se fala baixo, .......................................... é um coitado, não tem voz
Se o pastor prega nas ruas, ....................... é porque barateia o evangelho
Se só fica na igreja, ................................... é acomodado nas quatro paredes

Curiosidade: O que Deus fez é bom...

EU COMO TUDO PORQUE O QUE DEUS FEZ É BOM"

Sim, realmente é bom o que Deus fez, mas, para o fim que Deus criou. Exemplo:
minhoca é boa, mas não para se comer e sim fertilizar a terra. Urubu é tão bom e útil que é proibido por lei matá-lo. Por conseguinte, ao afirmar o Senhor que "tudo é bom" não foi para que nós hoje nos valhamos disto para satisfazer nossa vontade. Esta deve ser submetida à vontade do Senhor.

"A CARNE DE PORCO NÃO IMPLICA NA MINHA SALVAÇÃO"

Deus quer que tenhamos boa saúde (III S. João 2), porque nos comprou com Seu sangue (I Cor. 6:20), e espera que sejamos puros (Rom. 12:1), para nos constituirmos realmente na morada do Espírito Santo. I Cor. 3:16.
Se alguém, pela ingestão de carnes imundas (Lev. 11; Deut. 14), se torna impuro, Deus nele não pode morar, e pior, será destruído no último dia. I Cor. 3:17.
Por exemplo, Deus Se "irrita" com os comedores de porco (Isaías 65:3-4). Também os consumirá (Isaías 66:17 - compare com os versos 22-23). Veja, Deus está falando que os comedores de carne de porco ficarão fora da Nova Terra. Isso merece, portanto, sua reflexão plena. Implica ou não na salvação?
Por que a carne de porco não é consumida nos hospitais? Deut. 14:8.
Uma vez ouvi: "A diferença do urubu para o porco é que um voa e o outro anda sobre patas." - De fato, a função de ambos é a limpeza da terra.

CABELO OU VÉU!?
O incansável Paulo é quem fala sobre o véu, e apenas mencionou-o na problemática Igreja de Corinto (I Cor. 11:5,6,10,13); e mais em nenhuma outra epístola; e
mesmo em todo o Novo Testamento, nada há a respeito, nem outros apóstolos ou o Senhor Jesus a ele Se referiram.
Não discuto que estes textos homologuem tal prática, porém trata-se de um assunto inteiramente regional e bem pessoal da igreja corintiana. Tanto é verdade que Paulo afirmou que as igrejas de Deus e ele mesmo, não tinham o costume de usar véu (I Cor. 11:16), e de fato não tinham mesmo, como hoje não têm.
Dessa maneira, não se deve andar por aí com um metro para medir cabelos ou reverberar que a mulher não o pode aparar, e que ela precisa usar véu.
Ora, o que Deus abomina é a confusão de sexo.
Homem tem que ter cabelos de homem e mulher cabelos de mulher. Homem tem que se trajar como homem e mulher vestir-se como mulher. Não pode o homem ter cabelos que, virado de costa, dê a entender tratar-se de uma mulher ou vice-versa (pelo menos em nossa época, porque Jesus usou cabelos e vestes longas; era o costume; ainda hoje os orientais se trajam assim; é o costume de sua região). Mas no Brasil, o cabelo do homem é curto e o da mulher, longo. Logicamente, a calça comprida é para o homem apenas e o vestido e saia, para a mulher somente.
Quanto ao cabelo da mulher, notório é que ele se torna forte e viçoso aparado (nunca rente, para evitar a confusão de sexo, isto é: não pareça com corte masculino); ademais o asseio é mais fácil, bem como em clima tropical ou épocas
quentes é menos angustioso para a mulher evitar aqueles


Curiosidade : Oração do pai nosso

PAI NOSSO

Tradução do texto Hebraico.

Pai Nosso dos céus, santo é teu nome.

Venha o teu reino, tua vontade se fará na terra quando também nos céus.

Dá-nos hoje nossa parte do pão.

Perdoa as nossas culpas, quando perdoarmos as culpas dos nossos devedores.

Não nos deixes entregues à provação.

Porque assim nos resgatas do mal.

Amém.

Análise da Tradução:

Pai Nosso= Jesus ensina como, humildemente, devemos nos dirigir a Deus. Observe que Ele não diz "Meu Pai", mas "Pai Nosso". Pai Nosso significa Pai de todos. Estamos no mesmo nível de necessidades. Tratamos como se estivéssemos pedindo para todos e não apenas para "Mim". Jesus nos orienta neste sentido humilde de nos dirigirmos a Deus.

Pai nosso dos céus: e não pai nosso que estás nos céus, como se tem dito até hoje. Deus está em toda parte, Ele é Senhor de tudo, dos Céus e também da terra, e não de uma região geográfica restrita, circunscrita, limitada e determinada. Pode ser dito também "Pai Nosso que és dos Céus" mas nunca que estás nos Céus.

Santo é teu nome ou Santo será: e não, santificado seja o vosso nome. Deus já é santo independente de que desejemos ou não, que ELE SEJA. Na frase, o verbo hebraico - kidesh-Santificar, Consagrar, colocado no incompleto ou futuro, nos transporta para o sentido de que Deus será Santo, Será Consagrado. No entanto, como para Deus não existe passado, presente ou futuro, ficamos com a tradução, Santo é Teu Nome. A expressão - Itkadash shmê rabá - "Santo é o Teu Grande Nome", está no Kadish, que é a oração recitada pelos Judeus enlutados e que consta do Sidur, o livro de orações judaicas.

Venha o teu reino: e não venha nós o vosso reino. A preposição hebraica refere-se à segunda pessoa do singular (tu) malecutechá (teu reino). O Verbo Bá=Vir está colocado no texto hebraico, no incompleto ou futuro (tavô). No entanto, ele substituiu o Bô que é a primeira pessoa do imperativo relativo (tsivui), que exprime o desejo da Tua vinda: VENHA! Portanto, Venha o teu reino, indistintamente para todos os seres do planeta. Aqui ensina-nos Jesus que o Reino Divino vem indistintamente para os animais, plantas, aves, peixes, seres vivos como um todo e não apenas para NÓS, os humanos. "Queira Ele estabelecer o Seu Reino e determinar o ressurgimento da Sua redenção e apressar o advento do Seu Ungido".

Esta é outra expressão incluída no Kadish, citado acima, e que parece ter sido aqui utilizada por Jesus para identificá-lo como o UNGIDO que significa O MESSIAS, o HAMASHIÁCH.

Cordialmente lertevan@terra.com.br

Curiosidade : Os Nomes de Deus

Jeová-Rafa: O Senhor que cura

Jeová-Nissi: O Senhor é a nossa bandeira

Jeová-Shalon: O Senhor é a paz

Jeová-Ra ah: O Senhor é meu pastor

Jeová-Tsidkenu: O Senhor é a nossa justiça

Jeová-Jireh: O Senhor provê

Jeová-Shammah: O Senhor está presente

Jeová-Samaote: O Senhor dos exércitos

Jeová-Elyon: O Senhor Altíssimo
Curiosidade: Palavras Raras na Bíblia

beer - Números 21:16
cambista - Mateus 21:12
bêbado - Isaias 28:1
brinco - Isaias 3:19
bastardo - Deuteronômio 23:2
bitínia - Atos 16:7
benani - Gênesis 19:38
bigorna - Isaias 41:7
bereia - Atos 17:10-14
companhia - Zacarias 14.20
centavo - Mateus 5:26
coceira - II Timóteo 4:3
compatriota - Romanos 9:3
cordeirinho - Isaias 40:11
enterro - Jó 12:7
estômago II Tim. 5:23
Eunice - II Tim. 1:5
gago - Isaias 32:5
gêlo - Jó 38:29
gêmeo - Gênesis 25:24
terraço II Samuel 11:2
toalha - Jó 13:4
tinta - II João 12
raio - Salmos 18:14
promotor - Atos 24:5
Priscila - Romanos 16:3
pressa - Salmos 31:22
prego - Isaias 22:23
piolho - Salmos 105:37
pé-de-vento - Jó 37:9
parturiente - Isaias 13.8
opinião - Jó 32:6
música - Lucas 15:25
mosquito - Mateus 23:24
morcego - Isaias 2:20
moreno - Cantares 1:5
monstro - Salmos 74:13
mestre-sala - Jó 2:8
melão - Números 11:5
máquina - II Coríntios 26:15
lesma - Salmos 58:8
lagarta - Isaias 33:4
goteira - Eclesiastes 10:18
galinha - Mateus 23:37
freio - Tiago 3:3
fezes - Salmos 75:8
cenola - Números 11:5
criminoso - Lucas 23:32
anzol - Jó 41:8
bainha - João 18:11
bandeira - Números 2:2
bar-jesus - Atos 13:6
mágico - Atos 13:6
câncer - II Timóteo 2:17
agulha - Mateus 19:24
algema - Atos 12:7
aliança - Gênesis 17:4
âncora - Atos 27:29
anel - Ester 3:10
arco - Apocalipse 6:2
barba - Levíticos 13:29
bagagem - Isaias 10:28
banqueiro - Mateus 25:27
dinheiro no banco - Lucas 19:23
ovo - Jó 6:6
fantasma - Mateus 14:26
vômito - Isaias 19:14
Curiosidade : Por livros da bíblia

Gerais
1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia ?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia ?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia ?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia ?
R: Êxodo 20-13 (possui 10 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia ?
R: Ester 8-9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?
R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?
R: Ester e Cantares de Salomão.

Gênesis
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas ?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4-19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado ?
R: Jabal. Gênesis 4-20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta ?
R: Jubal. Gênesis 4-21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo ?
R: Melquisedeque. Gênesis 14-18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia ?
R: Sara. Gênesis 23-1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando ?
R: Gênesis 24-11.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão ?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25-2,9.

Êxodo
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho ?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2-8,9,10.
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue ?
R: Moisés. Êxodo 4-24,25.
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia ?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6-20.
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois ?
R: Êxodo 15-23,24,25.
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente ?
R: Êxodo 21-27.
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo ?
R: Êxodo 23-20,21.

Números
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar ?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23-11,12.
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22-25.

Deuteronômio
28. Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza ?
R: Deuteronômio 20-19.
29. Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto ?
R: Pão e vinho. Deuteronômio 29-5,6.
30. Quais as 4 cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas por causa da ira de Deus ?
R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29-23.
31. Quem foi sepultado por Deus em um vale ?
R: Moisés. Deuteronômio 34-5,6.

Josué
32. Que homem, citado na Bíblia, era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes) ?
R: Arba. Josué 14-15.
33. Onde se lê na Bíblia o nome de um estado brasileiro e de sua capital ?
R: Pará - Josué 18-23 e Belém - Josué 19-15.


Juízes
34. Que rei reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que ele tinha feito aos seus inimigos ?
R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Juízes 1-6,7.
35. Qual o rei citado na Bíblia pelo seu peso ?
R: Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3-17.
36. Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois ?
R: Sangar. Juízes 3-31.
37. Qual o comandante de Israel que disse que só iria à batalha se uma mulher fosse com ele ?
R: Baraque. Juízes 4-4,6,8,9.
38. Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou ?
R: Jael. Juízes 4-18,21.
39. Qual a mãe que aguardava ansiosamente seu filho, olhando pela janela ?
R: Mãe de Sísera. Juízes 5-28.
40. Qual o filho de um juiz de Israel que, depois da morte do seu pai, se declarou rei junto a seus irmãos e depois os matou ?
R: Abimeleque. Juízes 9-1,2,3,4,5,6.
41. Qual o juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30 jumentas e tinham 30 cidades ?
R: Jair. Juízes 10-4.
42. Que personagem bíblico prometeu sacrificar ao Senhor a 1ª pessoa que visse ao voltar vitorioso da batalha e quem foi sacrificado ?
R: Jefté. Sua filha. Juízes 11-30,31,32,34,35,39,40.
43. Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida ?
R: Sansão. Juízes 16-30.

Rute
44. Qual era o nome da bisavó de Davi ?
R: Rute. Rute 4-13,16,17.

I Samuel
45. Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás ?
R: Eli. I Samuel 4-18.
46. Que mulher que, ao saber que a Arca do Senhor tinha sido tomada e de que seu marido e seu sogro tinham morrido, teve um parto prematuro e, depois, morreu ?
R: A mulher de Finéias. I Samuel 4-19,20.
47. Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões ?
R: Os filisteus. I Samuel 7-10.
48. Quem ganhou um reino quando procurava as jumentas do seu pai ?
R: Saul. I Samuel 9-2,3,17.
49. Qual o homem que, engatinhando, venceu uma batalha e contra que povo ele estava guerreando ?
R: Jônatas, filho do rei Saul. Filisteus. I Samuel 14-13,14.
50. Onde se menciona o queijo na Bíblia pela 1ª vez ?
R: I Samuel 17-18.

II Samuel
51. Quem foi condenado à morte por ter matado um rei de Israel ?
R: Um moço amalequita. II Samuel 1-1 a 16.
52. Quais os 2 irmãos que, depois de mortos, tiveram suas mãos e pés decepados ?
R: Recabe e Baaná. II Samuel 4-8,9,10,11,12.
53. Que homem israelita era celebrado por sua beleza ?
R: Absalão. II Samuel 14-25.
54. Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam ?
R: Absalão. II Samuel 14-25,26.
55. Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação ?
R: Itai. II Samuel 15-21.
56. Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se enconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos ?
R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17-17,18,19,20,21.
57. Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou ?
R: Aitofel. II Samuel 17-23.
58. Quem matou o irmão quando o beijava ?
R: Joabe. II Samuel 20-9,10.
59. Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé ?
R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21-20,21.
60. Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi ?
R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23-8,9,10,11,12.

I Reis
61. Qual o personagem bíblico que morreu por ir em busca dos seus escravos fugitivos ?
R: Simei. I Reis 2-40,42,46.
62. Quantos provérbios escreveu Salomão ?
R: Três mil. I Reis 4-32.
63. Quantos cânticos Salomão compôs ?
R: Mil e cinco. I Reis 4-32.
64. Por que o rei Davi não pôde construir um Templo para Deus ?
R: Por causa das muitas guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5-3.
65. De onde foi tirada a madeira para a construção do 1º Templo de Jerusalém ?
R: Do Líbano. I Reis 5-6.
66. Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos ?
R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9-27.
67. Quantas vezes Deus apareceu a Salomão ?
R: Duas vezes. I Reis 11-9.
68. Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa ?
R: Jeroboão. I Reis 14-1,2,17.
69. Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo ?
R: Zinri. I Reis 16-18.

II Reis
70. Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca ?
R: II Reis 2-23,24.
71. Quem morreu de dor de cabeça ?
R: O filho da mulher de Suném. II Reis 4-17,18,19,20.
72. Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães ?
R: Eliseu. II Reis 4-42,43,44.
73. Quem fez o ferro flutuar na água ?
R: Eliseu. II Reis 6-6.
74. Qual o nome que deram à serpente de bronze levantada por Moisés no deserto ?
R: Neustã.II Reis 18-4.
75. Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos ?
R: Rei Ezequias. II Reis 20-1,2,3,4,5,6.
76. Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício ?
R: Manassés, rei de Judá. II Reis 21-6,11.

I Crônicas
77. Por que Rubens, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura ?
R: Por ter profanado o leito do seu pai. I Crônicas 5-1.
78. Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades ?
R: Seerá. I Crônicas 7-24.
79. Por que o rei Saul morreu ?
R: Por causa da sua transgressão contra o Senhor, por não ter guardado a Palavra do Senhor e por ter consultado uma necromante. I Crônicas 10-13,14.
80. Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus ?
R: Uzá. I Crônicas 13-9,10.
81. Quem recebeu a visita de um anjo quando debulhava trigo ?
R: Ornã. I Crônicas 21-20.
82. Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas em ações de graças e louvores ao Senhor ?
R: Jedutum. I Crônicas 25-3.

II Crônicas
83. Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia ?
R: Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8-13.
84. Qual o profeta que foi esbofetiado ?
R: Micaías. II Crônicas 18-23,24.

Esdras
85. Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores ?
R: Esdras 3-12,13.

Ester
86. Quais os nomes dos 3 reis citados na Bíblia, que tiveram insônia ?
R: Assuero, rei da Pérsia - Ester 6-1,2 ; Nabucodonosor, rei da Babilônia - Daniel 2-1 e Dario, rei da Pérsia - Daniel 6-18.
87. Quem morreu pelo instrumento que pretendia matar seu inimigo ?
R: Hamã. Ester 7-10.


88. Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão ?
R: Jó. Jó 1-18,19.
89. Quem chamou os médicos de mentirosos ?
R: Jó. Jó 13-4.
90. Que personagem bíblico que se vestia de justiça e era pai dos necessitados ?
R: Jó. Jó 29-14,16.
91. Qual a ave, citada na Bíblia, que trata os seus filhos como se não fossem seus ?
R: A avestruz. Jó 39-13,14,15,16.

Salmos
92. Quais os 2 salmos que são idênticos ?
R: Salmo 14 e Salmo 53.
93. Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia ?
R: Salmo 118-8.
94. Onde se lê na Bíblia que as estrelas têm nomes ?
R: Salmo 147-4.

Provérbios
95. Onde se lê que o coração alegre é bom remédio ?
R: Provérbios 17-22.


Eclesiastes
96. Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso ?
R: Eclesiastes 7-3.

Isaías
97. Qual rei que teve o seu coração agitado como árvores no bosque ?
R: Rei Acaz. Isaías 7-2.
98. Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos ?
R: Isaías 65-25.

Jeremias
99. Qual a mãe animal que abandona suas crias por falta de água ?
R: Veada. Jeremias 14-4,5.
100. Que falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano por sua rebeldia contra o Senhor ?
R: Hananias. Jeremias 28-15,16,17.
101. Qual o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam o bem que Ele iria fazer ?
R: Semaías. Jeremias 29-31,32.
102. Onde a Bíblia compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de parto ?
R: Jeremias 49-22.
103. Que profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada cidade ? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro deveria ser lançado, após sua leitura em voz alta ?
R: Jeremias. Babilônia e rio Eufrates. Jeremias 51-60,61,62,63,64.
104. Qual o nome do 1º aposentado da Bíblia ?
R: Rei Joaquim. Jeremias 52-33,34.

Ezequiel
105. Quem recebeu uma ordem de Deus de usar uma balança para fazer um penteado ?
R: Filho do homem, isto é, Ezequiel. Ezequiel 5-1.
106. Que profeta a quem Deus determinou que profetizasse contra Israel ?
R: Ezequiel. Ezequiel 21-1,2,3.
107. Onde se lê na Bíblia que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do Egito ?
R: Ezequiel 30-25.

Daniel
108. Qual o rei que teve suas unhas crescidas como as das aves ?
R: Nabucodonosor, rei da Babilônia. Daniel 4-33.
109. Quem perdeu o sono por causa de um jejum ?
R: Rei Dario. Daniel 6-18.
110. Que rei mandou matar um servo de Deus e depois não conseguiu comer nem dormir ?
R: Rei Dario. Daniel 6-16 a 19.

Oséias
111. Qual o povo foi comparado a uma vaca rebelde ?
R: O povo de Israel. Oséias 4-16.
112. Qual o povo que iria tremer de medo por causa de um simples bezerro ?
R: O povo de Samaria. Oséias 10-5.
113. Qual o rei que foi comparado a um pedaço de madeira na superfície da água ?
R: O rei de Samaria. Oséias 10-7.

Amós
114. De onde eram as mulheres que oprimiam pobres e induziam os seus maridos a beberem e a que animal elas foram comparadas ?
R: Basã. Vaca. Amós 4-1.
115. Quem, em visão, contemplou o Senhor com um instrumento de pedreiro na mão ?
R: Amós. Amós 7-7,8.
116. Onde lemos na Bíblia que Israel passou 3 meses sem chover ?
R: Amós 4-7.

Miquéias
117. Onde se lê que os sacerdotes ensinavam por interesse e os profetas adivinhavam por dinheiro ?
R: Miquéias 3-11.

Zacarias
118. Qual a frase que será gravada nos apetrechos dos cavalos no dia do Senhor ?
R: Santo ao Senhor. Zacarias 14-20.

Mateus
119. Quais os nomes dos 12 discípulos de Jesus ?
R: Simão Pedro, André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu, Simão (o Zelote) e Judas Iscariotes. Mateus 10-2,3,4.

Marcos
120. Quem foi a 1ª pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição ?
R: Maria Madalena. Marcos 16-9.

Lucas
121. Quem ficou mudo após falar com um anjo ?
R: Zacarias. Lucas 1-18,19,20.
122. Quem disse que não morreria sem conhecer o Cristo ?
R: Simeão. Lucas 2-25,26.
123. Onde se encontram na Bíblia os 4 pontos cardeais ?
R: Lucas 13-29 e Gênesis 13-14.
124. Qual é a única pessoa de quem diz as Escrituras haver subido em uma árvore ?
R: Zaqueu. Lucas 19-4.
125. Onde se lê na Bíblia que Jesus escreveu ?
R: João 8-6,7,8.
126. Em quais idiomas foi escrito o título "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", colocado em cima da cruz de Cristo ?
R: Hebraico, latim e grego. João 19-19,20.

Atos
127. Qual acontecimento extraordinário que foi visto por todos os habitantes de Lida e Sarona ?
R: Enéias, homem que era paralítico havia oito anos, foi curado por Pedro. Atos 9-33,34,35.
128. Onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez ?
R: Em Antioquia. Atos 11-26
129. Qual o profeta que previu uma grande fome nos dias do Imperador Romano Cláudio ?
R: Ágabo. Atos 11-27,28.
130. Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas ? Quais os nomes dos planetas ?
R: Barnabé foi chamado de Júpiter e Paulo, de Mercúrio. Atos 14-12.
131. Quem foi a 1ª mulher convertida na Europa pelo apóstolo Paulo ?
R: Lídia. Atos 16-14.
132. Qual o profeta que através de um cinto, previu a prisão do dono do cinto?
R: Ágabo. Atos 21-10,11.
133. Quem foi professor do apóstolo Paulo ?
R: Gamaliel. Atos 22-3.
134. Onde se lê na Bíblia que mais de 40 homens juraram não comer nem beber até matar uma pessoa e quem era esta pessoa ?
R: Atos 23-12,13,14. Paulo.
135. Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra, porém não sofreu mal nenhum ?
R: Paulo. Atos 28-3,5.

Romanos
136. Qual o nome das 3 mulheres, mencionadas pelo apóstolo Paulo, que muito o ajudaram na causa do Senhor ?
R: Trifena, Trifosa e Pérside. Romanos 16-12.
137. Quem escreveu a carta de Paulo aos Romanos ?
R: Tércio. Romanos 16-22.

I Tessalonicenses
138. Onde se lê que não se deve apagar a luz do Espírito Santo ?
R: I Tessalonicenses 5-19.

I Timóteo
139. Quantas vezes na Bíblia é encontrada a palavra imortal ?
R: Uma vez. I Timóteo 1-17.
140. Quais os nomes dos 2 homens que o apóstolo Paulo entregou a Satanás para serem castigados ?
R: Himeneu e Alexandre. I Timóteo 1-20.

Tiago
141. Quem foi chamado de "amigo de Deus" ?
R: Abraão. Tiago 2-23.

Apocalipse
142. Na visão de Jesus glorificado que João teve, o que significavam as 7 estrelas e os 7 candeeiros ?
R: 7 candeeiros = 7 igrejas da Ásia e 7 estrelas = 7 anjos das igrejas. Apocalipse 1-20.
143. Onde se lê que um homem recebeu ordem para não chorar ?
R: Apocalipse 5-5.


Curiosidade : Profecias e seu cumprimento

Profecias e seu cumprimento, ordenadas cronologicamente

1º Profecia
Gn 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Sera a "semente de uma mulher"
Cumprimento
Gl 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos,, Deus enviou seu feilho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Lc 2:7; Ap 12:5)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
2º Profecia
Gn 18:18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todasas nações da terra. (Gn 12:3)
Seria descendente de Abraão"
Cumprimento
At 3:25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditos todos os povos da terra. (Mt 1:1; Lc 3:34)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
3º Profecia
Gn 17:19 Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe porás o nome de Isaque; com ele estabelecerei a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência depois dele.
Seria descendente de Isaque
Cumprimento
Mt 1:2 Abraão gerou a Isaque. Isaque gerou a Jacó, Jacó gerou a Judá e a seus irmãos. (Lc 3:34)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
4º Profecia
Nm 24:17 Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo- ei, mas não de perto. Uma estrela procederá de Jacó, e de Israel subirá um cetroque quebrará as têmporas de Moabe, edestruirá todos os filhos de Sete. (Gn 28:14)
Seria descendente de Jacó
Cumprimento
Lc 3:34 Filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor. (Mt 1:2)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
5º Profecia
Gn 49:10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre seus pés, até que venha Siló, e a ele obedecerão os povos.
Descenderia da tribo de Judá
Cumprimento
Lc 3:33 Filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá. (Mt 1:2-3)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
6º Profecia
Is 9:7 Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Is 11:1-5; 2S 7:13)
Seria o herdeiro do trono de Davi
Cumprimento
Mt 1:1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. (Mt 1:6)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
7º Profecia
Mq 5:2 Mas tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Seu lugar de nascimento
Cumprimento
Mt 2:1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. (Lc 2:4-7)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
8º Profecia
Dn 9:25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
A época de seu nascimento
Cumprimento
Lc 2:1-2 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria. (Lc 2:3-7)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
9º Profecia
Is 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Nasceria de uma virgem
Cumprimento
Mt 1:18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Lc 1:26-35)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
10º Profecia
Jr 31:15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor em Ramá, lamentação e choro amargo: Raquuel chora a seus filhos, e não se deixa consolar por eles, porque já não existem.
A matança dos meninos
Cumprimento
Mt 2:16 Então Herodes, vendo-se iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar a todos os meninos de Belém, e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. (Mt 2:17-18)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
11º Profecia
Os 11:1 Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho.
A fuga para o Egito
Cumprimento
Mt 2:14 Levantando-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe, e foi para o Egito (Mt 2:15)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
12º Profecia
Is 9:1-2 Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulon, e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Seu ministério na Galiléia
Cumprimento
Mt 4:12-16 Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios - o povo que estava em trevas viu grande luz, e aos que estavam na região e sombra da morte, raiou-lhes a luz.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
13º Profecia
Det 18:15 O Senhor teu Deus te suscitará um profeta como eu, do meio de ti, de teus irmãos. A ele ouvirás.
Como Profeta
Cumprimento
Jo 6:14 Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. (Jo 1:45; At 3:19-26)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
14º Profecia
Sal 110:4 Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Seria sacerdote, como Melquisedeque
Cumprimento
Heb 6:20 Aonde Jesus, como precuisrsor, entrou por nós, feito sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hb 5:5-6; 7:15-17)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
15º Profecia
Is 53:3 Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Sl 2:2)
O desprezo por parte dos judeus
Cumprimento
Jo 1:11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. (Jo 5:43; Lc 4:29; 17:25; 23:18)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
16º Profecia
Is 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Sl 45:7; Is 11:3-4)
Algumas de suas características
Cumprimento
Lc 2:52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. (Lc 4:18)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
17º Profecia
Zc 9:9 Alegra-te muito, ó filha de Sião ! Exulta, ó filha de Jerusalém! Vê! O teu rei virá a ti, justo e Salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, filho de jumenta . (Is 62:11)
Sua entrada triunfal
Cumprimento
Jo 12:13-14 Tomaram ramos de palmeiras, e sairam ao seu encontro, gritando: Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! Bendito é o rei de Israel! Jesus encontrou um jumentinho, e montou nele, como está escrito.. (Mt 21:1-11; Jo 12:12)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
18º Profecia
Sl 41:9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Seria traído por um amigo
Cumprimento
Mc 14:10 Então Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. (Mt 26:14-16; Mc 14:43-45)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
19º Profecia
Zc 11:12 Eu lhes disse:Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido; se não, deixa-o. Pesaram, pois, o meu salário, trinta moedas de prata. (ZC 11:13)
Seria vendido por trinta moedas de prata
Cumprimento
Mt 26:15 E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. (Mt 27:3-10)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
20º Profecia
Zc 11:13 E o Senhor me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor.
O dinheiro seria devolvido para comprar o campo de um oleiro
Cumprimento
Mt 27:6-7 E disse: E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prat, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, pois é preço de sangue. Depois de deliberarem, compraram com elas o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros. (Mt 27:3-5; 8-10)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
21º Profecia
Sl 109:7-8 Quando for julgado, saia condenado, e em pecado se lhe torne a sua oração. Sejam poucos os seus dias;outro tome o seu ofício.
O lugar de Judas devia ser ocupado por outro
Cumprimento
At 1:18-20 Ora, este adquiriu um campo com a recompensa da iniquidade; e, precipitando- se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E todos os que habitam em Jerusalém ficaram sabendo do acontecido, de maneira que na sua própria língua esse campo se chama acéldama, isto é, campo de sangue. Pois no livro dos salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite, e tome outro a sua liderança (At 1:16-17)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
22º Profecia
Sl 27:12 Não me entregues à vontade dos meus adversários, pois contra mim se levantaram falsas testemunhas, respirando violência. (Sl 35:11)
Testemunhas falsas o acusariam
Cumprimento
Mt 26:60-61 E não acharam, apesar de se terem apresentado muitas testemunhas falsas. Mas, por fim, chegaram duas, afirmando: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
23º Profecia
Is 53:7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca. (Sl 38:13-14)
Permaneceria em silêncio quando acusado
Cumprimento
Mt 26:62-63 E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõe contra ti? Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. (Mt 27:12-14)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
24º Profecia
Is 50:6 As minhas costas dei aos que me feriam, as minhas faces aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam, e me cuspiam.
Seria golpeado e cuspido
Cumprimento
Mt 14:65 Então alguns começaram a cuspir nele, a cobrir-lhe o rosto, a dar-lhe murros, e a dizer-lhe: Profetiza ! E os guardas o levaram, e davam-lhe bofetadas. (Mc 15:17; Jo 19:1-3; 18:22)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
25º Profecia
Sl 69:4 Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras, são poderosos. Tenho de restituir o quie não furtei. (Sl 109:3-5)
Seria odiado sem motivo
Cumprimento
Jo 15:23-25 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles o que nenhum outro fez, não teriam pecado. Mas agora viram, e odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
26º Profecia
Is 53:4-5 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53:6, 12)
Sofreria em substituição a nós
Cumprimento
Mt 8:16-17 Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças. ( Rm 4:25; 1Co 15:3)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
27º Profecia
Is 53:12 Pelo que lhe darei uma porção entre os poderosos, e com os fortes repartirá ele o despojo, porque derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
Seria crucificado com pecadores
Cumprimento
Mt 27:38 E foram crucificados com ele dois assaltantes, um à direita e outro à esquerda. (Mc 15:27-28; Lc 23:33)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
28º Profecia
Sl 22:16 Cães me rodearam; o ajuntamento de malfeitores me cercou, trespassaram- me as mãos e os pés. (Zc 12:10)
Suas mãos e pés seriam trespassados
Cumprimento
Jo 20:27 Então disse a Tomé: Põe aui o teu dedo; vê as minhas mãos. Chega a tua mão, e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente. ( Jo 19:37; 20:25-26)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
29º Profecia
Sl 22:6-8 Mas eu sou verme e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim; estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre. Livre-o, pois nele tem prazer.
Seria escarnecido e insultado
Cumprimento
Mt 27:39-40 Os que passavam, blasfemavam dele, meneando a cabeça, e dizendo: Tú, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo! Se és filho de deus, desce da cruz. (Mt 27:41-44; Mc 15:29-32)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
30º Profecia
Sl 69:21 Deram-me fel por alimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
Dariam a ele fel e vinagre
Cumprimento
Jo 19:29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja, colocaram-na numa vara de hissopo e chegaram-na à sua boca (Mt 27:34, 48)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
31º Profecia
Sl 22:8 Confiou no Senhor, que o livre. Livre-o, pois nele tem prazer.
Ouviria palavras proféticas com zombaria
Cumprimento
Mt 27:43 Confiou em deus, Livre-o agora, se de fato o ama, pois disse: Sou Filho de Deus.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
32º Profecia
Sl 109:4 Em paga da minha amizade me acusam, mas eu sou um homem de oração. (Is 53:12)
Oraria por seus inimigos
Cumprimento
Lc 23:34 Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem. Repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
33º Profecia
Zc 12:10 E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas. Olharão para mim, a quem trespassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único, e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.
Seu lado seria trespassado
Cumprimento
Jo 19:34 Contudo, um dos soldados trespassou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
34º Profecia
Sl 22:18 Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica.
Os soldados lançariam sortes sobre suas roupas
Cumprimento
Mc 15:24 E eles o crucificaram. Repartindo entre si as vestes dele, lançaram sorte, para ver o que cada um levaria. (Jo 19:24)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
35º Profecia
Sl 34:20 Ele lhe preserva todos os seus ossos; nem sequer um deles será quebrado. (Êx 12:46)
Seus ossos não seriam quebrados
Cumprimento
Jo 19:33 Mas chegando-se a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
36º Profecia
Is 53:9 Deram-lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
Seria sepultado com os ricos
Cumprimento
Mt 27:57-60 Chegada a terde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu sepulcro novo, que havia aberto na rocha. Rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro, e se retirou.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
37º Profecia
Sl 16:10 Porque não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Mt 16:21)
Sua Ressureição
Cumprimento
Mt 28:9 De repente, Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. (Luc 24:36-48)
____________ _________ _________ _________ _________ _____
38º Profecia
Sl 68:18 Quando subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro; recebeste dons dos homens, e até dos rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.
Sua Ascensão
Cumprimento
Lc 24:50-51 Então Jesus os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Abençoando-os ele, apartou-se deles e foi elevado ao céu. (At 1:9)

Curiosidade : Profecias e seus cumprimentos

Profecia Cumprimento
------------------------------
Daniel 9 > João 4
Salmo 16 > Mateus 28
Isaías 7 > Mateus 1
Miquéias 5 > Mateus 1
Salmo 68 > Lucas 24
Jeremias 31 > Mateus 2
Oséias 11 > Mateus 2
Salmo 69 > João 2
Isaías 62 > Mateus 21
Zacarias 9 > Mateus 21
Salmo 41 > Marcos 14
Zacarias 11 > Mateus 26
Salmo 38 > Mateus 26
Isaías 53 > Mateus 27
Salmo 22 > João 20
Zacarias 12 > João 20
Salmo 69 > Mateus 27
Salmo 22 > João 19
Salmo 34 > João 19
Salmo 16 > Mateus 27
Isaías 53 > Mateus 27

Curiosidade: Raridades Bíblicas

·          Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
* Elifaz, amigo de Jó, viu um fantasma que lhe fez arrepiar os cabelos (Jó 4:15).
* Em Isaías 66:24 são mencionados uns vermes imortais.
* A Espanha aparece no Antigo Testamento com o nome de Tarsis, para onde foi Jonas.
* Quarenta e duas mil pessoas perderam a vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth (Juízes 12:5,6).
* A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gênesis 23:1).
* A arca de Noé tinha três andares (Gên.6:16).
* Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites (I Reis 19: 8 e Deut. 9:9).

Curiosidade : Sobre a bíblia

1-O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

2-Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

3-É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

4-Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas;

5-A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

6-Foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

7-Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes;

8-A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur;

9-Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

10-A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).


Fonte: http://br.geocities.com/bonsportos/conhecabiblia.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog está sendo feito com muito carinho, e eu gostaria que vocês, meus visitantes, dessem suas opiniões do que vocês mais procuram. Procurarei atendê-los dentro do possível.Deixe um comentário.Me segue que estarei seguindo-o.