Dons

A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” ”

domingo, 13 de outubro de 2013

Metamorfose da borboleta


Criando borboletas

Objetivo
Fazer uma pequena criação de borboletas observando e registrando os vários estágios de seu desenvolvimento.

Descrição
Borboletas são insetos de grande beleza, fáceis de obter e com ciclo de vida muito interessante que passa por uma fase de lagarta. Elas têm 6 patinhas, 4 asas e 2 antenas.
Essa experiência leva vários dias para ser realizada, portanto, para fazê-la você precisará dispor de muita antecipação antes da Feira. Nela, você fará umas pequena criação de borboletas, registrando todo o processo de transformação com anotações, fotos e medidas de tempo. Tudo será exibido em seu estande na Feira juntamente com alguns espécimens e parte do material que usou.

Procedimento
Procure espécimens de lagartas em algum campo, parque, sítio ou quintal próximo onde existam árvores e arbustos. Procure nas folhas, observando as que apresentam marcas de mordidas.
Fotografe-a no local. Se não, faça um desenho cuidadoso dela - é assim que os naturalistas trabalham. Anote também o tipo de planta onde achou a lagarta. Retire algumas folhas frescas dessa planta para alimentar sua lagarta durante a experiência. .
Olhe o interior do aquário nos dias seguintes. Observe se as folhas foram comidas e providencie mais folhas frescas do mesmo tipo, quando necessário. Você vai repetir essa tarefa durante vários dias.Até que um dia você vai ver que sua lagarta começou a construir um casulo parecido com uma noz. Esse casulo é conhecido como "crisálida". Anote suas observações sobre esse processo de encasulamento e fotografe ou faça um desenho do que está vendo. Quando o casulo estiver completo, quebre o galho ou ramo ao qual ele está grudado e transfira-o para a pequena gaiola que você construiu.
Coloque a gaiola fora de casa em um local parecido com aquele onde achou a lagarta - ou no próprio local, se ele for acessível com facilidade. Depois de alguns dias, a borboleta sairá do casulo. Tire mais fotos pois esse é o momento mais glorioso de sua experiência, quando a borboleta surge em toda sua beleza.
Análise
Borboletas são insetos da ordem dos lepidópteros. Suas vidas passam por 4 estágios: ovo, larva, pupa e imago (a borboleta adulta). Se conseguir fotos dos ovos nas folhas, além dos descritos acima, você terá registrado todos os estágios da vida de uma borboleta.
São conhecidas mais de 200.000 espécies de borboletas. As fêmeas, depois de fecundadas pelos machos, pôem seus ovos nas folhas de algumas plantas. Após alguns dias, desses ovos surgem as lagartas que são comedoras vorazes. Começam logo comendo as cascas dos ovos de onde vieram e logo passam a comer as folhas. Depois de trocar de pele várias vezes, a lagarta se encerra no casulo, onde se transforma em borboleta. O processo todo é chamado de "metamorfose".
Dicasenha cuidado ao manusear as lagartas e as borboletas pois elas são seres frágeis e vulneráveis. Use luvas e evite contato direto com a pele.
.


Projeto Borboletas
Conversar com as crianças sobre o tema que será trabalhado na feira de ciências. Explicar que vamos conhecer uma dessas incríveis transformações e com a ajuda do borboletário,  registrar cada fase dessa transformação.
Nesse primeiro dia vamos conhecer o ciclo da metamorfose da borboleta. Com a ajuda blocão, levarei figuras do ciclo e conforme vou explicando cada fase estarei montando um cartaz explicativo .


Após a apresentação do tema e a explicação do ciclo, levarei as crianças ao borboletário onde faremos os registros de transformações diariamente. Cada criança terá a obrigação de cuidar das lagartas levando folhas até virar casulo.
·         Atividade do dia: Atividade do ciclo da borboleta.
A história da semana: Dri Lili
Vamos desenhar a Dri Lili?
Borboleta com pedaço de prato de papelão cortado em 4.



·         Estudando sobre os ovos das borboletas. Dentro do ciclo trabalhado, explicar a importância do ovo. Explorar o tamanho fazendo comparações com outros tipos de ovos. Trabalhar os animais que colocam ovos como por exemplo: a galinha, a pata, a cobra, a tartaruga e que cada um tem a sua característica .
·         Levar figuras de diferentes ovos  e  de animais, as crianças deverão achar o par correto. Colocar todas as cartas de cabeça para baixo e cada criança deverá virar uma figura de animal e achar o seu ovo correto, ganha quem achar mais.
·         Alfabeto móvel com a palavra borboleta;
·         Assistir o desenho da Hermie;
·         Registro do filme, utilizando a borboleta de dobradura;
·         Confecção da lagarta com caixa de ovos, trabalhando as cores.
·         Atividade Borboletas voadoras: ( em anexo );
·         Registro da atividade acima, xerocada;
·         Releitura da obra de arte de Romero Brito: Borboletas. Com um pincel e diversas cores, as crianças deverão colorir as borboletas utilizando todas as cores disponíveis.
·         Texto coletivo através de tudo que foi trabalhado até o momento;
·         Escrita espontânea. Criando texto. Cada criança rebeberá uma imagem deverá escrever espontaneamente um texto sobre essa imagem, obs: essa atividade será feita em dupla.
·         Atividade xerocada.Ligar as fase da borboleta ao seu respectivo nome.
·         Escrita espontânea com figuras. Atividade xerocada;
·         Móbile de borboleta para a feira;
·         Borboletas feitas com as mãos das crianças para a confecção do mural da feira de ciências;
·         Fotos dos registro diários do borboletário para a confecção do mural.
·         Ciclo da metamorfose através de arte com massinhas para exposição;
·         Musicalidade com a palavra cantada: A lagarta e a borboleta;
·         Ensaio com o texto produzido por eles. A apresentação será feita através do texto coletivo.
·         Trabalhar a poesia de Vinícius de Moraes. ( Borboletas ). Mural;

·          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog está sendo feito com muito carinho, e eu gostaria que vocês, meus visitantes, dessem suas opiniões do que vocês mais procuram. Procurarei atendê-los dentro do possível.Deixe um comentário.Me segue que estarei seguindo-o.